Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Espectro Eletromagnético


Faixa visível ao olho humano
O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama. O conhecimento sobre as ondas eletromagnéticas tem evoluído desde a época de Maxwell. Atualmente, sabemos que as mesmas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro. 

Em geral, existe  vários tipos de ondas eletromagnéticas diferem quanto ao comprimento de onda, fato esse que modifica o valor da freqüência, e também da forma com que elas são produzidas e captadas, ou seja, de qual fonte elas originam e quais instrumentos são utilizados para que se possa captá-las. No entanto, todas elas possuem a mesma velocidade, ou seja, v = 3,0 x 108m/s e podem ser originadas a partir da aceleração de cargas elétricas.

  •        Ondas de Rádio 
        As ondas eletromagnéticas de baixas freqüências, até cerca de 108 Hz, são denominada de ondas de rádio. São denominadas dessa forma porque são utilizadas para fazer as transmissões das estações de rádio.
  •     Microondas 
              São ondas de freqüência bem mais elevadas que as freqüências das ondas de rádio. Essas ondas possuem frequências compreendidas entre 108 Hz e 1011 Hz.  São utilizadas também telecomunicações, transportando sinais de TV via satélite ou transmissões telefônicas. 
  •     Radiação Visível 
            As ondas eletromagnéticas que possuem freqüência compreendida entre 4,6 x 1014 Hz e 6,7 x 1014  são de extrema importância para nós, seres humanos, pois elas são capazes de sensibilizar nossa visão, essas são as chamadas radiações luminosas, ou seja, a luz. 
  •     Radiação Ultravioleta 
              As frequências dessa radiação são superiores às da região visível ao olho humano. Essas radiações são emitidas pelos átomos quando excitados comopor , exemplo: lâmpadas de vapor mercúrio (Hg), acompanhando a emissão de luz. Por não serem visíveis os raios ultravioletas podem causar sérios danos à visão humana.



Um comentário: