Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012


 Eisntein, e suas contribuições a ciência.



Apartir de 1905 até a sua mortem em 1955. Albert Einstein teve uma grande importância na área científica. No periíodo de 1600 e 1900, a física sofreu um grande desenvolvimento, como: a mecânica clássica, descoberta po Galileu e aprimorada por Newton; o eletromagnetismo, entre o  século XVIII e XIX, por Franklin, Faraday e Maxwell; a óptica, no século XVIII, por Newto; a termodinâmica em Joule, Carnot e Helmholtz; a teoria da cinética dos gases e as ideias da mecânica estatísticas por Maxwell e Boltzma. Entre inúmeras descobertas, existia também inúmeras dados errados o que muitas vezes atrapalhava e era quase impossivel explicar algo.
Nisso surge Einstein em 1900, aos 21 anos de idade e que se formava  na Escola Politécnica de Zurique. Logo após de se forma, ele conseguiu um emprego no departamento de patentes em Berna, aonde começou seus estudos cientificos e em 1901 já publicava seus trabalhos sobre a termodinâmica. No ano de 1905, foi o ano de suas grandes contribuições para a ciência. Conseguiu seus doutorado e junto com isso publicou seus quatro trabalhos:
  •          Teoria do efeito fotoelétrico: Um fenômeno a ser explicado pela interação dos pacotes de energia com a superficie de onde são emitidos elétrons, considerou fenômenos conhecidos que davam suporte a realidade da quantidade da radiação.
  •        Movimento Browhiano: O deslocamento da partícula deveria ocorrer durante um certo tempo de observação, deu o nome por esse estudo por possibilidade de já ter sido observado por Robert Brow em  1827. A comprovação, foi considerada uma evidência forte para a realidade das moléculas e teve um papel importante na conversão de cientistas.
  •     Teoria da relatividade: A teoria geral encontra aplicações em cosmologia, tem sido usada pra explicar as propriedades surpreendentes dos buracos negros em que a intensidade de seu campo gravitacional impede que emitam radiação.
  •          A equivalêcia entre massa e energia:  E= Mc2
Durante o periodo de suas contribuições, manteve-se trabalhando muito isolado, quase sem contato com a comunidade científica e talvez tenha sido isso que lhe permitiu a dar originalidade aos seus problemas, colocando total concentração no que estava fazendo sem deixar passar nenhum detalhe. Reuniu características que o levaram a estudar problemas fundamentais e aborda-los com profundidade, criatividade e originalidade. Defendeu as suas ideias e participou ativamente a 50 anos na contribuição para a Física.

Aluna: Camilla Macêdo de Souza - 2º série do Ensino Médio.
Fonte: Ciência e Cultura na Escola

Um comentário: