Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A energia solar e os entraves a sua expansão enquanto fonte de energia

A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda comoenergia eletrica ou mecanica.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a terrarecebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luzultravioleta.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossintese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.
A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.
   O problema é que nem todas as regiões tem como ultilizar deste tipo de enrgia por não possuirem clima favorável para seu uso.Assim optando por fontes mais adequadas de acordo com as caracteristicas do seu território. deixando de  lado a opção energia solar também por seu alto custo devido a suas placas que captam a luz solar convertendo em energia para a população.
FONTE: PLANETA SUSTENTÁVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário