Carboidratos: Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).
Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.
Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.
No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis (podem ser dissolvidas em água) e insolúveis (não podem ser dissolvidas em água).
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.


-Protetora: Os lipídios ou gorduras, assim como os carboidratos consistem em carbono, oxigênio e hidrogênio, no entanto, para este o hidrogênio está presente em maior quantidade, o que proporciona aos lipídios uma maior valor calórico, aproximadamente 9 calorias para 1 grama.Aproximadamente 4% do lipídio corporal têm a finalidade de proteger os órgãos vitais, tendo a finalidade de atuar como um escudo contra traumas e choques sobre o coração, o baço, os rins, a medula espinhal e o cérebro.
-Energética: Toda energia que é utilizada nas atividades diárias do organismo tem como origem as reservas de glicídios e lipídios tendo relativamente quantidades iguais.
-Isolante: Os lipídios que são armazenados nos tecidos subcutâneos orgânicos, agem como um isolante térmico em ambientes frios.
-Transportador: O lipídio tem a função de transportar as vitaminas K, E, D e A, as quais são solúveis em lipídios, as consideradas lipossolúveis, assim uma dieta que é pobre em lipídios pode resultar em um organismo com deficiência destas vitaminas.
-Sacia a fome: Quando há a presença de lipídio no intestino delgado, ocorre a liberação de uma substância bloqueadora de apetite, desta forma, é indicado pequenos intervalos entre as refeições, pois o lipídio leva aproximadamente 4 horas para ser absorvido, o que faz com que evita-se a ingestão de grandes porções de alimentos.

Elas desempenham a função de catalisadores no organismo humano. Por esse motivo, são incluídas no grupo dos biocatalisadores, juntamente com as enzimas, as hormonas e os oligoelementos.
Graças aos biocatalisadores, torna-se possível a produção de reações num meio tão difícil como é o organismo humano: um meio aquoso, que deve manter uma temperatura constante de 37°C.
As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia. Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras.
São compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.

à saúde, assim como existem as proteínas, gorduras, carboidratos
e vitaminas, há um grupo de elementos chamados minerais
Os minerais, como também as vitaminas, não podem ser sintetizados pelo organismo e,
por isso, devem ser obtidos através da alimentação. Não fornecem calorias, mas se encontram no organismo desempenhando diversas funções.
Os minerais possuem papéis essenciais, como constituintes estruturais dos tecidos corpóreos, por exemplo, o cálcio e o fósforo que formam os ossos e dentes; como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo; como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas.
Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal. Como componentes dos alimentos, os minerais participam no sabor, ativam ou inibem as enzimas e outras reações que influem na textura dos alimentos.
Fontes: