Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Solstício e equinócios

Em busca do equinócio, o eixo das estrelas

Em seu movimento diurno, o sol não faz sempre o mesmo caminho no céu , ele passa sobre a linha do equador. Pode-se verificar isso porque apenas nessa data ele nasce exatamente no leste e se põe no oeste. Tanto que uma fotografia do pôr-do-sol, naquele dia, será uma imagem fiel do ponto cardeal oeste. Outra conseqüência notável é que a duração do dia fica igual à da noite, nessa data, fato que lhe valeu o nome latino equinócio, que significa “noite igual ao dia”. A passagem do Sol pelo equador é tão importante que existe um método milenar para determiná-la, e não só com relação ao horizonte, mas também em um referencial mais universal — as estrelas.

Para isso, é preciso seguir a estrela Aldebaran . É fácil ver que seu ocaso se dá quase no mesmo ponto que o Sol, indicando que os dois astros estão praticamente sobre a linha leste-oeste. Mas o sol está à frente de Aldebaran: entre termos de tempo, ele se põe 4 horas e 40 minutos antes dela, o que corresponde a um ângulo de 70 graus no céu. È claro que esse ponto, agora está abaixo do horizonte, assim como o Sol. Mas, a partir de julho, o Sol já o terá deixado para trás, e ele poderá ser localizado de madrugada, na marca de 70 graus a oeste de Aldebaran. Trata-se de uma marca abstrata no espaço, denominada ponto gama, a partir da qual são medidas a coordenadas de todos os astros. O momento exato em que o Sol estará passando pelo ponto gama, no dia 20 deste mês, será às 05h48min.

Depois disso, o trajeto do Sol começa a se deslocar para o norte: os dias se encurtam e as noites se alongam, até o solstício de inverno, a 21 de junho, que tem a noite mais longa e o dia mais curto do ano. No retorno do Sol para o sul, os dias voltam a crescer até que, pelo dia 21 de setembro, o Sol passa pelo equador de novo, no equinócio de primavera (o de agora é o equinócio de outono). Enfim, no solstício de verão, em 22 de dezembro, o dia é o mais longo e a noite, a mais curta do ano.

http://super.abril.com.br/tecnologia/busca-equinocio-eixo-estrelas-440200.shtml

Um comentário:

  1. não se preucupe apartir de agora nosso blog será realizado de maneira eficaz e diaria!

    ResponderExcluir