Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Lei de Hubble


Edwin Powell Hubble foi o primeiro astrónomo a compreender, e a comprovar, que o Universo em que vivemos é um universo de galáxias, "ilhas perdidas" num "mar de nada".
Determinou, pela primeira vez, a distância média entre a nossa Galáxia, a Via Láctea, uma galáxia espiral, e M31, a galáxia de Andrómeda, também ela uma galáxia espiral.
Explicou o "red shift", o desvio para o vermelho que se observava associado aos espectros da luz emitida pelas galáxias.
Na década de 20, Edwin Powell Hubble e Milton La Salle Humason descobriram que todas as galáxias, excetuando-se as do Grupo Local, possuíam desvio para o vermelho e que quanto mais distante de nós estavam, maior era esse desvio.




Animação produzida pela NASA que mostra o desvio para o vermelho.

Usando o desvio para o vermelho como um indicador de velocidade de afastamento, mostraram que as galáxias afastam-se de nós com velocidade proporcional as suas distâncias.
A relação entre velocidade ( V ) e distância ( d ) pode ser escrita como:


V = H.d


onde H é uma constante chamada constante de Hubble.


Essa relação é conhecida como Lei de Hubble ou, também, como Lei de Hubble-Humason e nos dá a velocidade de afastamento das galáxias e a consequente expansão do Universo se for conhecida a constante H.
A determinação do valor de H, até os dias de hoje, apresenta muitas dificuldades e dependendo do método utilizado como calibrador de distância, obtemos valores que podem diferir muito.
O valor de H é, portanto, uma questão a ser resolvida. Só então, poderemos dizer que conhecemos a que velocidade o Universo se expande.


Fontes: profs.ccemsUranometria novaZenite


quinta-feira, 29 de março de 2012

Espectro Eletromagnético


Faixa visível ao olho humano
O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama. O conhecimento sobre as ondas eletromagnéticas tem evoluído desde a época de Maxwell. Atualmente, sabemos que as mesmas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro. 

Em geral, existe  vários tipos de ondas eletromagnéticas diferem quanto ao comprimento de onda, fato esse que modifica o valor da freqüência, e também da forma com que elas são produzidas e captadas, ou seja, de qual fonte elas originam e quais instrumentos são utilizados para que se possa captá-las. No entanto, todas elas possuem a mesma velocidade, ou seja, v = 3,0 x 108m/s e podem ser originadas a partir da aceleração de cargas elétricas.

  •        Ondas de Rádio 
        As ondas eletromagnéticas de baixas freqüências, até cerca de 108 Hz, são denominada de ondas de rádio. São denominadas dessa forma porque são utilizadas para fazer as transmissões das estações de rádio.
  •     Microondas 
              São ondas de freqüência bem mais elevadas que as freqüências das ondas de rádio. Essas ondas possuem frequências compreendidas entre 108 Hz e 1011 Hz.  São utilizadas também telecomunicações, transportando sinais de TV via satélite ou transmissões telefônicas. 
  •     Radiação Visível 
            As ondas eletromagnéticas que possuem freqüência compreendida entre 4,6 x 1014 Hz e 6,7 x 1014  são de extrema importância para nós, seres humanos, pois elas são capazes de sensibilizar nossa visão, essas são as chamadas radiações luminosas, ou seja, a luz. 
  •     Radiação Ultravioleta 
              As frequências dessa radiação são superiores às da região visível ao olho humano. Essas radiações são emitidas pelos átomos quando excitados comopor , exemplo: lâmpadas de vapor mercúrio (Hg), acompanhando a emissão de luz. Por não serem visíveis os raios ultravioletas podem causar sérios danos à visão humana.



sexta-feira, 23 de março de 2012

Einstein, Religião e Ciência

Albert Einstein foi uma das mentes mais brilhantes que já viveu no planeta Terra. Sem ele, talvez o mundo não fosse o que conhecemos hoje.
Parece que quanto mais inteligente uma pessoa fica, menos ela acredita em religião, se formos pensar pelo lado científico veremos o quanto alguns fatos explicados pela religião são um tanto ilógicos, mas também há outros que a ciência até hoje não consegue explicar. Ciência e religião se confrontam desde o início dos tempos, como ninguém pode afirmar nada com completa e absoluta certeza, cada pessoa é livre para acreditar no que quer.
Leia a seguir um trecho de um discurso de Einstein, falando sobre religião:
O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo - uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os laços do filho com o pai, um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam. Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento, decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. A moral não lhe suscita problemas com os deuses, mas simplesmente com os homens. Sua religiosidade consiste em espantar-se, em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar, diante dela, a não ser seu nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas. Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos.
Texto por: Lorenzo H. Pacussich

quinta-feira, 22 de março de 2012

Leis de Kepler



Kepler em seus estudos da cinemática dos planetas, elaborou 3 leis que explicam o movimento dos planetas ao redor do sol.
1° lei de Kepler ( lei das trajetórias):

Os planetas do sistema solar descrevem formas elípticas, ou seja círculos arredondados levemente achatados, em volta do sol.



2° lei de Kepler (lei das áreas ):
A velocidade dos planetas não é constante, ao redor do sol.Será maior no periélio( perto do sol) e menor no afélio( afastado do sol).E a área percorrida pelo raio é proporcional ao tempo gasto.


Fórmula usada:  delta = b.a/2

3°lei de Kepler (lei dos períodos):
Para todos os planetas o quadrado do período de revolução é diretamente proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita.
Ou seja, o quadrado do tempo gasto pelo planeta para dar uma volta no sol é proporcional ao cubo da maior distância do planeta ao sol.
   Fórmula usada: T2 / R3 = K
T= período
R= raio médio
K= valor constante


Fontes : http://www.youtube.com/watch?v=V_cfM0w5IeM, http://www.brasilescola.com/fisica/gravitacao-universal.htm

quarta-feira, 21 de março de 2012

Einstein, vida e conceitos





Albert Einstein, nascido em 14 de Março de 1879, alemão de pais judaicos, se tornou um renomado cientista, desde muito cedo já mostrando indagações e deslumbrando a sociedade.
Einstein, sempre se questionou em relação à ciência e a religião, por isso, muitas vezes foi acusado de ser ateu, e de impor dúvidas a respeito de Deus, diante disso começou a elaborar e a seguir um pensamento profundo e bastante complexo em relação a religião , dizendo que a “ciência e a religião são complementares”, pois , “ a ciência sem religião é manca e a religião sem a ciência é cega , segundo ele essa frase serviria para rebaixar os conceitos sobre sua fé.
Além de ser reconhecido pelas acusações, Albert, ficou realmente famoso pelas descobertas científicas pelos diversos livros escritos e pelas colocações de algumas teorias, uma delas foi “A teoria da relatividade, voltando assim a ser questionado novamente por parecer uma especulação confusa, sobre Deus e a criação divina.
Disse ele que todas as especulações mais refinadas no campo da ciência provem de um profundo sentimento religioso, e que sem esse sentimento, elas seriam infrutíferas, ou seja, é que se a pessoa entende a criação divina, jamais alcançará uma verdade e um sucesso na ciência.
Esse sentimento de fé surgiu desde cedo em Albert, a partir do momento, em que sua família queria contrabalançar os ensinamentos católicos aprendido na escola e então mudaram-se para Munique , o cientista passou a ter um contato mais direto com a natureza, interligando assim os ensinamentos religiosos com a ciência, acreditando ele que a religião além se ensinar traz um alívio interno para o ser.
Logo após, Einstein casou-se com Mileva Maric , também religiosa e teve filhos, os quais contestavam a educação religiosa que a eles era transmitida, para eles religião não é uma tradição de um credo, mas sim, um sentimento de devoção inspirada, no sentimento próprio do ser ,disse ele também que “[...]a mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações”, e que “a mais bela experiência que podemos ter é a o mistério”.
Ele afirma que: “não sou ateu, mas vejo a religiosidade de forma particular”, para Albert o maior problema estava na não aceitação dos dogmas de outra religião, como também pelo fato de não aceitar o dogma de que: “ se você ora a Deus e lhe pede algo em troca , você não é um homem religioso”, e termina insinuando que os conflitos só ocorrem por essa não aceitação e que se talvez isso não existisse, também não existiria  esse desentendimento.
Albert Einstein pregava que não desrespeitava as regras estabelecidas, apenas não concordava com elas , e se desenvolve na idéia de “o Divino se revela no mundo físico”.

Graziella Silva Brandão 



Fontes :
http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3708&catid=80

Lei da Gravitação Universal

A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico Isaac Newton. Conforme diz a lenda, uma maçã caiu sobre sua cabeça e, portanto observou que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela, este alguém seria a Terra. Mas ele foi mais além desse pensamento, e sugeriu que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa.

Portanto Newton concluiu:

Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.

Vamos analisar o que Newton disse:

Considere duas massas, m1 e m2 a uma distância r uma da outra, conforme a figura abaixo:
Note que as forças de atração gravitacional entre os corpos são de mesma intensidade, mesma direção, mas de sentidos opostos.
Sendo r a distância entre elas, a expressão do modulo da força de atração gravitacional é:
Onde G é a constante da gravitação universal, cujo valor determinado experimentalmente é:
G = 6,67 . 10-11 N.m2/kg2

Essa constante não tem relação com a aceleração da gravidade da Terra. Em cada planeta a aceleração da gravidade é diferente, e, varia no próprio planeta com a latitude e altitude do local do planeta.

Quando os corpos são extensos, esféricos e a distribuição de sua massa é uniforme, a distância r é medida entre os seus centros, conforme a figura abaixo:

Fonte: Info Escola

 Eisntein, e suas contribuições a ciência.



Apartir de 1905 até a sua mortem em 1955. Albert Einstein teve uma grande importância na área científica. No periíodo de 1600 e 1900, a física sofreu um grande desenvolvimento, como: a mecânica clássica, descoberta po Galileu e aprimorada por Newton; o eletromagnetismo, entre o  século XVIII e XIX, por Franklin, Faraday e Maxwell; a óptica, no século XVIII, por Newto; a termodinâmica em Joule, Carnot e Helmholtz; a teoria da cinética dos gases e as ideias da mecânica estatísticas por Maxwell e Boltzma. Entre inúmeras descobertas, existia também inúmeras dados errados o que muitas vezes atrapalhava e era quase impossivel explicar algo.
Nisso surge Einstein em 1900, aos 21 anos de idade e que se formava  na Escola Politécnica de Zurique. Logo após de se forma, ele conseguiu um emprego no departamento de patentes em Berna, aonde começou seus estudos cientificos e em 1901 já publicava seus trabalhos sobre a termodinâmica. No ano de 1905, foi o ano de suas grandes contribuições para a ciência. Conseguiu seus doutorado e junto com isso publicou seus quatro trabalhos:
  •          Teoria do efeito fotoelétrico: Um fenômeno a ser explicado pela interação dos pacotes de energia com a superficie de onde são emitidos elétrons, considerou fenômenos conhecidos que davam suporte a realidade da quantidade da radiação.
  •        Movimento Browhiano: O deslocamento da partícula deveria ocorrer durante um certo tempo de observação, deu o nome por esse estudo por possibilidade de já ter sido observado por Robert Brow em  1827. A comprovação, foi considerada uma evidência forte para a realidade das moléculas e teve um papel importante na conversão de cientistas.
  •     Teoria da relatividade: A teoria geral encontra aplicações em cosmologia, tem sido usada pra explicar as propriedades surpreendentes dos buracos negros em que a intensidade de seu campo gravitacional impede que emitam radiação.
  •          A equivalêcia entre massa e energia:  E= Mc2
Durante o periodo de suas contribuições, manteve-se trabalhando muito isolado, quase sem contato com a comunidade científica e talvez tenha sido isso que lhe permitiu a dar originalidade aos seus problemas, colocando total concentração no que estava fazendo sem deixar passar nenhum detalhe. Reuniu características que o levaram a estudar problemas fundamentais e aborda-los com profundidade, criatividade e originalidade. Defendeu as suas ideias e participou ativamente a 50 anos na contribuição para a Física.

Aluna: Camilla Macêdo de Souza - 2º série do Ensino Médio.
Fonte: Ciência e Cultura na Escola

terça-feira, 20 de março de 2012

Einsten ,ciência e religião


Todos nós sabemos que Albert Enisten foi um homem de grande importancia para a sociedade,com suas grandes invenções e sua vasta inteligencia ele ajudou fortimente pra a ciência    e outras aréas da física e matemática.
  Einsten era um cientista conhecido e admirado pelo seu humanismo e pacifismo, paradoxalmente foi extremamente importante para encentivar o projeto de Manhattan,que foi o esforço de construção das primeiras bombas de plutônio e de urânio.
   Ao mesmo tempo ele foi um dos maiores gênios da humanidade, com um QI altissimo, quase que estelar, um milagre de inteligencia humana.
 Outro aspecto interessante é o seu envolvimento com a politica, como judeu ele apoiou ativamente movimentos  sionistas,embora fosse pacifista convicto,  e chegou a ser convidado para ser presidente do estado de Israel(que recusou). Embora fosse cientista especializado em física e  matemática , gostava de escrever sobre temas da sociologia e filosofia..


Pra definir Einsten e religião veja uma de suas citações a qual já diz tudo sobre seu posicionamento em quetão da religião:

"MINHA RELIGIÃO CONSISTE NA ADMIRAÇÃO HUMILDE AO ESPIRITO SUPERIOR E ILUMINADO QUE SE REVELA A SI MESMO NOS MINIMOS PORMENORES, QUE  ESTAMOS APTOS A CAPTAR COM NOSSAS FRACAS E IRRELEVANTES MENTES. A PROFUNDA CERTEZA DE UM PODER SUPERIOR QUE SE REVELA NO UNIVERSO, DIFICIL DE SE COMPREENDER."

AUTORA: Amanda Oliveira
BASEADO : Dados coletados em "Para Ler  e Pensar" Albert Einstein.

Einstein, ciência e religião


No início a perspectiva do homem se estendia pouco além da refeição e do acasalamento. Alguns milhões de anos depois, tendo dominado a agricultura e o fogo , construiu abrigos e trabalhado em conjunto , nasceu no homem o questionamento : De onde viemos ?
Ele percebeu coisas incríveis que não compreendia, e os cientistas contrariando a crença de que Deus criou os céus e a terra se dedicaram a uma nova forma de explicar o surgimento do universo, mas para a decepção dos cientistas, desde o surgimento do homem a crença num Ser soberano já existia, o que torna mais difícil a aceitação homogênea de uma nova teoria.
Então mesmo com poucos fundamentos foram criadas novas teorias para o surgimento do universo, a mais conhecida é a do big bang, a qual diz que o universo surgiu de uma concentração de matéria e energia densa e quente que se explode e forma tudo o que chamamos de universo. 
E cabe a nós seres humanos, a decisão de que teoria mais nos convém.A religião é justamente isso , fé , e a fé vem de uma decisão e aceitação de que algo antes dito é verdade . Para os que não aceitam a teoria criacionista, são justamente os que não acreditam que tudo pode ser explicado pela fé.
Precisamos  ter discernimento, conhecimento de causa, pra ir buscar nós mesmos as respostas para o grande mistério da Vida... Até porque somos parte essencial da resposta.
Einstein, célebre cientista alvo de muitas acusações de ser ateu e de introduzir dúvida a respeito de Deus. Albert Einstein elaborou e seguiu um pensamento religioso complexo e profundo, entendendo que a religião e a ciência eram complementares.
Muitos ainda pensam que Einstein é aquele cientista maluco que dedicou a vida para provar que Deus não existe, ou algo que provasse que o universo foi criado por explosões entre outras coisas, mas se dedicarmos um tempinho para ler um pouco mais desse homem, encontraremos frases suas como: “Um pouco de conhecimento afasta de Deus , muito conhecimento nos aproxima Dele “,“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”.
Além de ser sempre lembrado nos conflitos religião x ciência, Albert foi um grande matemático e físico o qual criou  a teoria da relatividade , observando fatos de nosso dia-a-dia. Mudou a historia da ciência e continua sendo uma das figuras mais conhecidas do planeta e, certamente, o nome que a maioria das pessoas imediatamente associa à ciência.


Suzan Raquel Lima de Souza 






Fontes : http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3708&catid=80,http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/08/ciencia-e-religiao.html, http://www.youtube.com/watch?v=-aKMbux4b2s.


EINSTEIN !


terça-feira, 6 de março de 2012

História da Astronomia

A Astronomia é a mais antiga das ciências. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo - fazer calendários - para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.

Os sumerianos foram os primeiros a cultivar a astronomia. De principio, observavam os astros por motivos místicos, mas com o tempo,  deixaram as suas pretensões místicas para se limitarem a observar pela simples observação. Assim, passaram de astrólogos a astrônomos. Já a  astronomia na China, foi essencialmente religiosa e astrológica.  Os chineses previam os eclipses, pois conheciam sua periodicidade. Usavam um calendário de 365 dias. Deixaram registros de anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. O Egito obteve um papel muito importante na difusão das idéias e conhecimento mesopotâmicos. A astronomia egípcia, contudo, era bastante rudimentar, pois a economia egípcia era essencialmente agrícola e regida pelas enchentes do Nilo. Por esse motivo o ritmo de sua vida estava relacionado apenas com o Sol.

Galileu Galilei
Em 1609 Galileu Galilei , ouviu falar de um instrumento de olhar à distância que o holandês Hans Lipperhey havia construído, e mesmo sem nunca ter visto o aparelho, construiu sua primeira luneta em poucas semanas, com um aumento de 3 vezes. Galileu se deu conta da necessidade de fixar a luneta, ou telescópio como se chamaria mais tarde, para permitir que sua posição fosse registrada com exatidão. Até dezembro do mesmo ano, ele construiu vários outros, o mais potente com 30X, e faz uma série de observações da Lua, descobrindo que esta tem montanhas.

A espectroscopia estelar, a construção dos grandes telescópios, a substituição do olho humano pelas fotografias, e os objetivos de sistematização e classificação, fizeram a astronomia evoluir mais nestes últimos cinqüenta anos do que nos cinco milênios de toda sua história.A partir deste momento, a história da astronomia, em conseqüência do desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX, sofre uma tal mudança nos seus métodos, que a astronomia deixa o seu aspecto de ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental, onde aparecem inúmeros ramos.