Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pista de Interlagos

HISTÓRIA DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS

Nos primeiros vinte anos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 o Brasil demonstrou pouco interesse pelo automobilismo. Tudo isso mudou no início da década de 70 quando Emerson Fittipaldi explodiu no automobilismo internacional. Seu sucesso conduziu a inauguração do Grande Prêmio Brasil e o local escolhido foi São Paulo, sua cidade natal.

O circuito de Interlagos foi construído em 1940 com um grande espaço externo e um interior muito apertado, um conceito incomum hoje em dia. Com aproximadamente 8 kilometros de extensão o circuito também era um dos mais longos do calendário, localizado apenas a alguns kilometros do centro de São Paulo.

O fato do circuito ter sido construído entre uma atmosfera natural resultou numa excelente visualização aos espectadores, chegando a oferecer visibilidade de mais da metade do circuito, dependendo da arquibancada. Interlagos é um dos circuitos que mais exige dos pilotos no atual calendário, devido a sua construção em chão instável e superfície cheia de ondulações. O circuito anti-horário não muito comum, a alta altitude, o sempre presente calor e a umidade do Brasil acabam gerando um grande desconforto aos pilotos.



Descrição da Volta
Na largada os carros aceleram até a Descida do Sol, que como já diz, é uma descida, à esquerda. Chega-se nela em 6ª./ 7ª. marcha a 290 km/h. Depois freia-se forte (-3,3g) e chega-se no famoso S do Senna – uma chicane do tipo esquerda-direita-esquerda que começa com a curva 1, um dos únicos dois lugares onde você pode ver manobras de ultrapassagem, que é quando os pilotos tentam retardar a freada. Os carros fazem esta curva em segunda, a um pouco menos de 100 km/h, mudando para terceira marcha e acelerando a mais de 160 km/h para a última curva da seqüência (Curva do Sol) em quarta marcha, a mais de 220 km/h. Com o pé embaixo, os pilotos aceleram a mais de 290 km/h pela Reta Oposta na marcha mais rápida. 

A Descida do Lago é uma curva estreita à esquerda, com uma entrada ondulada, que normalmente faz pilotos menos habilidosos rodarem. Aqueles que passam por esta curva o fazem em terceira marcha, a 135 km/h, depois de terem freado bem forte no final da reta. Os pilotos que acertam a curva podem fazer ultrapassagens sobre os que não conseguem neste ponto. Depois de uma curta reta, outra curva à esquerda (215 km/h em 4ª. marcha) leva os carros a outra pequena reta, onde eles aceleram até 270 km/h antes de uma forte freada para a entrada da Ferradura

A Ferradura é uma curva à direita, com duplo ponto de tangência, e uma entrada extremamente ondulada. Provavelmente é a curva mais difícil do circuito, pois se chega nela em quinta marcha a uma velocidade de 260 km/h. Depois de se passar pelo primeiro ponto de tangência em terceira marcha a mais ou menos 160 km/h, o carro passa pelo segundo ponto e, ao sair ainda em terceira, há outra curva à direita quase que imediatamente em segunda, o Pinheirinho, que é feito em segunda marcha e a aproximadamente 90 km/h.

O Pinheirinho é uma curva à esquerda bem fechada, feita em segunda, mas deixada em terceira marcha, e logo depois pode-se engatar a quarta para mais uma curva estreita, desta vez à direita. O Bico de Pato (também conhecido como Cotovelo) é feito em segunda a pouco mais de 110 km/h, de onde se sai em terceira e vai acelerando até chegar à quinta marcha, onde os carros vão para a parte esquerda da pista antes de entrarem no Mergulho. Esta curva é feita em 4ª. marcha a mais de 230 km/h, antes de se chegar à Junção, que é feita em terceira marcha. 

A Subida dos Boxes marca a entrada de duas curvas à direita, ambas inclinadas e em subida. A primeira pode ser feita a 175 km/h e é seguida pela Arquibancada, que é feita em 5ª. marcha a mais de 255 km/h. A aceleração continua com o começo da reta dos boxes, e os carros cruzam a linha de chegada a quase 300 km/h.

GP da Fórmula 1 no Brasil


O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece desde 1972 e faz parte do campeonato de Fórmula 1 desde 1973. Acontece todos os anos no Autódromo de Interlagos (ou Autódromo José Carlos Pace), localizado no bairro homônimo da cidade brasileira de São Paulo.
O circuito, assim como Marina Bay Singapore Street Circuit e Istanbul Park, é um dos poucos circuitos no atual calendário da Fórmula 1 a ter sentido anti-horário.
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no ano de 2007 foi o evento esportivo internacional mais assistido no mundo, perdendo apenas para o Super Bowl, nos Estados Unidos, mas como o mesmo é mais de 90% da audiência vinda dos Estados Unidos ele não é reconhecido como evento internacional.
Em 2008, pela terceira vez na história e a primeira com um brasileiro, um piloto tem a oportunidade de decidir o título em casa. Felipe Massa guiou sua Ferrari rumo ao título que estava garantido até os segundos finais, quando o britânico Lewis Hamilton passou o alemão Timo Glock e assim se tornou o mais jovem campeão da categoria. Por dez vezes o grande prêmio do Brasil foi vencido por um piloto brasileiro, Três delas vencidas por Emerson Fittipaldi, sendo até hoje o piloto brasileiro que mais venceu no Brasil.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Questão da UEFS - MRU

(UEFS-BA) Pode-se analisar o lançamento horizontal de uma partícula, decompondo-o ao longo de um eixo horizontal e de um vertical.
A partir dessa análise, pode-se inferir que, no movimento da partícula, desprezando-se
a resistência do ar,
a) a trajetória descrita é uma reta.
b) o módulo da componente vertical da velocidade diminui no decorrer do tempo.
c) a componente horizontal da velocidade de lançamento permanece constante.
d) o deslocamento horizontal independe do valor da aceleração da gravidade local.
e) o deslocamento vertical depende do valor da velocidade de lançamento.

R: c

EXPLICANDO:

A componente horizontal da velocidade que o corpo foi lançado permanecerá constante , se as forças são os agentes físicos capazes de provocar variações da velocidade.No exemplo a "resultante" das forças que agem sobre o corpo "na direção horizontal" é nula,consequentemente ela (a partícula) manterá o módulo da velocidade a qual foi lançada.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011