Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOSSO SISTEMA PLANETÁRIO 


Um sistema planetário consiste em objetos não-estelares que orbitam em uma estrela tal como planetas,satelites naturais, asteróides, meteoros, cometas e poeira cósmica  O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado sistema solar. Aos demais, se dá a denominação de extra-solares

Acredita-se que os sistemas planetários se formam através do mesmo processo que a formação de estrelas. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará posteriormente novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis actualmente discutem que um disco protoplanetário

tsunami: o que é? como ocorre?

Tsunamis são ondas gigantes que são formadas por abalos cismicos no fundo do oceano que é quando há um atrito entre as placas tectônicas, assim fazendo com que se formem ondas gigantes que vão se  propagando sobre as cidades nas quais sofrem grandes danos.

Um exemplo recente da ocorrencia de um tsunami é o do Japão no qual sofreu diversos danos.Um deles foi o ocorrido com a usina de Fukushima que com o abalo sofrido devido ao tsunami liberou gases prejudiciais a saúde, isso sem contar a grande devastação que a região sofreu. Porém a população  já foi infomada pela ONU que a situação está sendo controlada e os locais afetados já estão em processo de resconstrução assim  recebendo a ajuda de diversos países inclusive a do Brasil.

A última viagem do onibus espacial discovery

quarta-feira, 9 de março de 2011


A ÚLTIMA VIAGEM DO ÔNIBUS ESPACIAL DISCOVERY


A ultima viagem feita pelo onibus espacial discovery foi no dia 9 de março de 2011.
Após 27 anos o onibus espacial que mais relizou viagens ao espaço no mundo se aposenta e será enviada pra o museu Smithsonian. Assim podendo mostrar a todos a sua grande estrutura e deixando toda a população informada das suas grandes viagens ao espaço.

Ela não parou na primeira descoberta!

A astronomia é o entendimento e o estudo do universo além dos nossos olhos podem ver na Terra.O homem evoluiu em um planeta a partir do qual podia ver fenômenos celestes :
Os movimentos do Sol, da Lua , dos planetas e das estrelas ; o surgimento dramático de cometas e meteoros ;e as eclipses ocasionais do Sol ou da Lua.





Fonte: A enciclópedia das enciclopédia- vol.1

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Solstício e equinócios

Em busca do equinócio, o eixo das estrelas

Em seu movimento diurno, o sol não faz sempre o mesmo caminho no céu , ele passa sobre a linha do equador. Pode-se verificar isso porque apenas nessa data ele nasce exatamente no leste e se põe no oeste. Tanto que uma fotografia do pôr-do-sol, naquele dia, será uma imagem fiel do ponto cardeal oeste. Outra conseqüência notável é que a duração do dia fica igual à da noite, nessa data, fato que lhe valeu o nome latino equinócio, que significa “noite igual ao dia”. A passagem do Sol pelo equador é tão importante que existe um método milenar para determiná-la, e não só com relação ao horizonte, mas também em um referencial mais universal — as estrelas.

Para isso, é preciso seguir a estrela Aldebaran . É fácil ver que seu ocaso se dá quase no mesmo ponto que o Sol, indicando que os dois astros estão praticamente sobre a linha leste-oeste. Mas o sol está à frente de Aldebaran: entre termos de tempo, ele se põe 4 horas e 40 minutos antes dela, o que corresponde a um ângulo de 70 graus no céu. È claro que esse ponto, agora está abaixo do horizonte, assim como o Sol. Mas, a partir de julho, o Sol já o terá deixado para trás, e ele poderá ser localizado de madrugada, na marca de 70 graus a oeste de Aldebaran. Trata-se de uma marca abstrata no espaço, denominada ponto gama, a partir da qual são medidas a coordenadas de todos os astros. O momento exato em que o Sol estará passando pelo ponto gama, no dia 20 deste mês, será às 05h48min.

Depois disso, o trajeto do Sol começa a se deslocar para o norte: os dias se encurtam e as noites se alongam, até o solstício de inverno, a 21 de junho, que tem a noite mais longa e o dia mais curto do ano. No retorno do Sol para o sul, os dias voltam a crescer até que, pelo dia 21 de setembro, o Sol passa pelo equador de novo, no equinócio de primavera (o de agora é o equinócio de outono). Enfim, no solstício de verão, em 22 de dezembro, o dia é o mais longo e a noite, a mais curta do ano.

http://super.abril.com.br/tecnologia/busca-equinocio-eixo-estrelas-440200.shtml
fontes : Enciclopédias das enciclopédias - Vol . 1
           Site da revista: Mundo estranho

Explicando melhor

Estica-e-puxa espacial
Quando o nosso satélite e o Sol se alinham, o mar sobe mais
LUA NOVA
Quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, a atração gravitacional exercida pelos dois astros sobre os oceanos se soma, gerando correntes marítimas que causam uma elevação máxima do nível do mar na direção dessa linha. É época das maiores marés altas, chamadas de marés de sizígia ou máximas
LUA MINGUANTE
Nessa fase lunar, diminui a influência do Sol e da Lua nas marés oceânicas. Na noite em que metade da Lua está visível, a atração atinge seu menor valor. Em Santos, no litoral paulista, por exemplo,a diferença entre a maré alta e a baixa não ultrapassa os 5 centímetros
LUA CHEIA
Cerca de duas semanas depois da Lua Nova, nosso satélite viaja de novo para uma posição em que se alinha com o Sol e a Terra. Essa combinação traz uma nova leva de marés máximas. Nas praias de Santos, o nível do mar pode subir em torno de 1 metro nesse período
LUA CRESCENTE
Agora, a Lua e o Sol formam um ângulo reto de 90º. Nessa situação, a gravitação lunar se opõe à solar - elas só não se anulam porque a Lua, mais perto da Terra, exerce maior poder de atração. Mesmo assim, as diferenças de nível entre as marés alta e baixa são muito menores e recebem o nome de marés de quadratura ou mínimas
Mudanças radicais
Nível do mar pode subir 18 metros
Existem alguns lugares no planeta onde a influência das fases da lua sobre a maré é maior. Na baía de Fundy, no Canadá, a diferença entre as marés alta e baixa chega a 18 metros. No monte Saint-Michel, no litoral da França, 14 metros. Na região de Derby, na Austrália, 11 metros. Já na enseada de Cook, na costa sul do Alasca, a elevação atinge 9 metros

Efeito de maré : Como as fases da Lua influenciam as marés?

Na verdade, a Lua não produz esse efeito sozinha. Os movimentos de subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta. Assim como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de um jeito mais sutil. O puxão gravitacional de nosso satélite tem pouco efeito sobre os continentes, que são sólidos, mas afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez, com grande liberdade de movimento, da água. A cada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas). O Sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra que a Lua, também influi no comportamento das marés - embora a atração solar corresponda a apenas 46% da lunar.
Resumo da história: dependendo da posição dos dois astros em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares. Quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados - ou, como dizem os astrônomos, em oposição ou conjunção -, a atração gravitacional dos dois últimos se soma, ampliando seu efeito na massa marítima. Por outro lado, quando as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, quase não há diferença entre maré alta e baixa. Mas esse jogo de forças não é igual em toda parte, porque o contorno da costa e as dimensões do fundo do mar também alteram a dimensão das marés. "Em certas regiões abertas, a água se espalha por uma grande área e sobe só alguns centímetros nas marés máximas. Em outras, como um braço de mar estreito, o nível pode se elevar vários metros", diz o oceanógrafo Joseph Harari, da Universidade de São Paulo (USP).

Esquema das estações do ano

As estacões do ano são causadas pelo movimento da Terra e sua atmosfera ao redor do Sol e pelas mudanças decorrentes da inclinação de seu eixo para perto ou longe dele, durante sua órbita anual.Em qualquer parte do ano, as condições que ocorrem no hemisfério sul , em termos de luz e temperatura , são geralmente opostas ás que ocorrem no hemisfério norte.
Os pólos têm apenas duas estações: um longo inverno e um verão curto.
Nas latitudes médias há quatro estacões : inverno , outono , verão e primavera, refletindo as variações na luz do Sol e na resposta biológica.
Em baixas latitudes, geralmente há dois conjuntos de duas : primeiramente , um inverno curto e frio seguido de um verão longo e quente, seguido de uma estação úmida e a outra seca.
Entre o inverno e o verão ocorrem os equinócios , os dois dias na primavera e no outono quando o dia e a noite são iguais em todos os lugares de latitude equivalente.

Macos Pontes ~ A primeira missão espacial brasileira cumprida

Desde criança Marcos Pontes passava horas olhando para o céu. Gostava de ir ao Aeroclube de Bauru para ver a Esquadrilha da Fumaça e de visitar a Academia da Força Aérea, onde seu tio trabalhava. Seu pai, Virgílio de Pontes, era funcionário do Instituto Brasileiro do Café e sua mãe, Zuleika Navarro Pontes, funcionária da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

Em junho de 1998, Marcos foi selecionado para o programa espacial da NASA, para a candidatura a que o país tinha direito, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Iniciou o treinamento no Johnson Space Center, em Houston e em 2000 foi declarado "astronauta da NASA".

Enquanto esperava por ser lançado ao espaço, Pontes foi designado para o Escritório de Astronautas para Operações na Estação Orbital, onde trabalhou no setor de missões técnicas. Em outubro de 2005, durante uma visita oficial do presidente Luis Inácio Lula da Silva à Rússia, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países, possibilitando o envio de Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional.
Entre outubro de 2005 e abril de 2006, na agência espacial de Roscosmos na Cidade das Estrelas, Rússia, o astronauta brasileiro se preparou para a missão Centenário, que recebeu esse nome em homenagem aos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006, Marcos Pontes, acompanhado do russo Pavel Vinogradov e do norte-americano Jeffrey Williams, partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. A nave se aclopou à Estação Espacial na madrugada de 1º de abril. Durante um período de oito dias, Marcos Pontes realizou uma série de experimentos para a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Todos os brasileiros, incluindo seu pai, seu irmão Luiz Carlos e sua irmã Rosa Maria puderam acompanhar a missão pela televisão. Marcos retornou no dia 8 de abril na nave Soyuz TMA-7, junto com o russo Valery Tokarev e o americano William McArthur. Por sua simpatia Marcos Pontes foi comparado pela imprensa russa a Yuri Gagarin.

Alguns meses depois da viagem, deu baixa da Força Aérea Brasileira para dedicar-se a palestras e à vida profissional própria. O episódio gerou polêmica e o astronauta foi acusado injustamente de oportunismo. No entanto, Pontes justificou sua conduta comprovando que, por motivos inerentes à carreira militar, não podia mais ascender na hierarquia da FAB.

Grandes nomes da Astronomia e os avanços dela

 Os estudos do imenso desconhecido acima de nossos olhos, teve início há muito tempo atrás.
A astronomia foi criada apartir das observações dos astros. As primeiras civilizações se orientavam a partir da lua e do sol , mas os avanços na Astronomia foram constantes.
   Imagina-se que começou no período chamado Renascimento, ou seja , quando a Igreja impôs suas leis, e a sede do homem de conhecimento era dominante. Iniciando com Pitágoras que contradizia a teoria que dizia que a Terra era plana, ançando ao povo a teoria que revolucionara: Terra esférica.Seguindo , vários homens marcantes viram a aparecer, dando ao mundo uma visão além daquela que a Igreja obrigava-os a acreditar:
         Hiparco de Nicéia : que descobriu a precessão dos equinócios.
         Ptolomeu : revolucionou com - Geocentrismo
        
Século XVI
        Copérnico : Heliocentrismo e órbitas circulares
        Kepler : órbitas elípticas
             1° lei : das órbitas -> afélio e periélio
             2° lei : das áreas -> periélio :  a velocidade aumenta
                                           afélio : a velocidade diminue
             3°lei : dos tempos ->  órbitas mais longas  - velocidade diminue - menos força gravitacional
        Galileu Galilei :  construiu o telescópio
                                e criou a teoria do heliocentrismo
Século XVII:
         Isaac Newton :  Lei da gravitação universal -> Maior massa : maior atração
                                                                                Maior distância : menor atração
                                
       E assim o homem continua buscando mais e mais descobrir sobre tudo que nos rodeia.                              

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que é matéria escura?

É uma parte do Universo que os astrônomos sabem que existe, mas ainda não sabem exatamente o que seja. É matéria, porque se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz. ssa segunda propriedade é justamente o que dificulta seu estudo. Todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outro tipo de radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros. Como a matéria escura não faz nenhuma dessas coisas, é "invisível". Ainda assim, sabe-se que ela está lá. Na década de 1930, o astrônomo Fritz Zwicky, um húngaro radicado nos Estados Unidos, calculou a massa de algumas galáxias e percebeu que ela era 400 vezes maior do que sugeriam as estrelas observadas! A diferença está justamente na massa de matéria escura. E quanta diferença! Pelas contas do professor Fritz, você deve ter percebido que ela não é apenas um detalhe na composição do Universo, e, sim, seu principal ingrediente. Hoje em dia, calcula-se que el corresponda a mais ou menos 95% do Universo. É como se todas as galáxias que conhecemos atualmente fossem apenas alguns pedacinhos de chocolate encravados no grande bolo do Universo. Existem várias teorias sobre o que seria a tal massa escura. O mais provável é que ela seja feita de partículas subatômicas, menores que nêutrons, prótons e elétrons e ainda indetectáveis pelos atuais instrumentos de medição dos cientistas. Para terminar, vale um esclarecimento: apesar da semelhança no nome, matéria escura não tem nada a ver com buraco negro. "A massa escura é um componente do Universo, sem luz, enquanto o buraco negro é um objeto astrofísico com um campo gravitacional tão forte que não deixa nem mesmoa luz escapar", afirma o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo (USP).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

 Definição Geral de BURACO NEGRO

Quando um corpo não possui mais pressão suficiente para produzir uma força para fora que contrabalance o peso de suas camadas externas , o corpo colapsa matematicamente a um ponto! Este ponto é chamado de singularidade, onde a densidade tende ao infinito. (Uma "colherada" de tal matéria conteria a massa de centenas de sóis!). O campo gravitacional é tão forte que nem mesmo a luz é capaz de escapar e por isso tal corpo é chamado de Buraco Negro.

fonte: http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/bn/definicao.htm